Mitologia

O Deus hindu Lord Ganesha

GANESHA

Ganesha é o Deus do intelecto, da sabedoria e da fortuna para a tradição religiosa do hinduísmo e védica.

De acordo com a mitologia hindu, Ganesha é o primeiro filho de Shiva e Parvati, e considerado um dos deuses mais importantes desta cultura. É adorado principalmente entre os homens de negócio e mercadores, devido ao fato de estar relacionado com a boa fortuna e sabedoria.

Caracteristicamente, Ganesha é descrito como uma figura amarela ou vermelha, com cabeça de elefante e corpo de ser humano, com uma grande barriga, quatro braços, apenas uma presa e montado sobre um rato.

OS SIMBOLISMOS DE GANESHA EM 2020

Como Ganesha tem tudo a ver com proteção e poder, grande parte de seu simbolismo está relacionado à salvaguarda de obstáculos físicos e sutis da vida. Veja o que seu aspecto físico pode nos ensinar:

  • Cabeça de elefante: animal nativo da Índia, o elefante é símbolo de força e poder. Enquanto muitas espécies são dóceis, os que são encontrados sozinhos na natureza são extremamente perigosos.
  • Dessa forma, podemos entender que existe uma relação assustadora, mas de respeito, para com os elefantes. Embora muitas vezes possam ser gentis e calmos, eles têm o potencial de causar destruição se maltratados;
  • Orelhas grandes: Ganesha ouve aqueles que pedem por sua ajuda, com a capacidade de ouvir muitos pedidos ao mesmo tempo;
  • Cabeça grande: símbolo de inteligência e sua primorosa capacidade de pensar;
  • Boca pequena: combinado ao atributo das orelhas grandes, representa sua característica de ouvir mais e falar menos;
  • Presa quebrada: representa a necessidade de reter o que é bom, mas jogar fora aquilo que não precisamos;
  • Olhos pequenos: estes são para concentração e foco em apenas um ponto de cada vez;
  • Estômago grande: representa a capacidade de consumir e digerir tudo o que há de bom e ruim na vida.

Nas quatro mãos de Ganesha, a divindade segura vários objetos. Estes, são particularmente importantes para simbolizar como ele pode nos ajudar a progredir ao longo da vida.

Em uma das mãos, ele segura uma corda, demonstrando sua capacidade de nos elevar rumo ao objetivo final de realização e libertação. Em algumas representações, Ganesha também segura uma Flor de Lótus, simbolizando a pureza.

Outra mão segura um machado, usado para cortar todos os apegos inerentes ao mundo material. Na terceira mão, Ganesha segura uma tigela de Modak (sobremesa indiana), simbolizando os prazeres da vida e a recompensa pelo desenvolvimento espiritual.

Por fim, em sua quarta mão, o deus mostra o mudra da bênção, uma forma de abençoar seus devotos e indicar sua capacidade de concretizar desejos.

Também conhecido como o “Destruidor dos Obstáculos” (Vinayaka), Ganesha é considerado o símbolo máximo da consciência lógica.

Como GANESHA ganhou sua cabeça de elefante?

Várias historias contam como ganhou a cabeça de elefante. Numa das mais populares, Parvati queria um filho para protege-lo incomodas, de modo que criou Ganesha com pedaços de sua pele e o pôs na porta de seus aposentos, Quando Ganesha impediu que o marido Parvati, Shiva, entrasse, Shiva cortou a cabeça de Ganesha. Parvati ficou arrasada, por isso Shiva colocou nele a cabeça do primeiro animal que viu, um elefante.

O PODER DA REGÊNCIA DE GANESHA EM 2020

Assim como o Sol, nosso regente do ano, Ganesha em 2020 traz consigo uma energia maravilhosa, resplandecente. Destruindo os obstáculos pelo caminho — sejam eles materiais, mentais, emocionais ou espirituais —, o deus é conhecido como aquele que traz boa sorte, prosperidade, sucesso e abundância, aliviando os problemas daqueles que têm fé e seguem o caminho da luz e da sabedoria.

O ano de 2020 será repleto de oportunidades. No entanto, Ganesha direcionará as melhores àqueles que realmente fazem por merecer. Trabalho duro, criatividade e foco são apenas alguns dos atributos admirados pela deidade.

Acredita-se ainda que Ganesha tenha a capacidade de colocar obstáculos nos caminhos dos que precisam ser testados. Aqueles que necessitam aprender com os próprios erros encontrarão obstáculos ao longo do ano, importantes para a formação de seu caráter e evolução como ser humano.

“OM GAM GANAPATAYE NAMAHA”

Tradicionalmente, esse é um mantra utilizado para invocar Ganesha ao longo de novas jornadas, novos empreendimentos ou um novo ano, para abrir caminhos diante de possíveis dificuldades.

Para potencializar a energia desse mantra, o mudra de Ganesha também pode ser associado. Além de representar força e poder, ele é um grande fortalecedor do Chakra Cardíaco. A posição das mãos cruzadas em frente ao peito, com os cotovelos abertos, representa proteção, mas também simboliza que nossos maiores obstáculos são frequentemente causados por nós mesmos.

Nossas próprias dúvidas, inseguranças e medos costumam ser nossos únicos impedimentos e, sabendo disso, podemos perceber que, ao invés de procurar respostas para os problemas da vida do lado de fora, encontramos a solução enquanto removemos nossos próprios obstáculos.

O seu mantra é um dos mais populares na mitologia hindu, pois Ganesha é descrito como o “som primordial” (Om), conhecido também como Omkara ou Aumkara.

Por este motivo, o mantra Om Gam Ganapataye Namah (“eu Te saúdo, Senhor das tropas”) é um dos mais utilizados e conhecidos mundialmente. Na língua tâmil a sílaba om é considerada sagrada e remete justamente à cabeça do deus Ganesha.

Fonte: O livro dos significados, Wemystic.

Fotos: Pinterest.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *