HINDU, Mitologia

Deusa Lakshmi

Lakshmi é a Deusa hindu da prosperidade e riqueza (material e espiritual), da beleza e do amor.

É a esposa e representante de toda energia ativa de Vishnu, um dos deuses da tríade mais suprema.

É uma das deusas-mães, sendo chamada de “mata”: Mata Lakshmi. Também representa a energia feminina do ser supremo em todas as suas facetas. Representada sentada sobre uma flor de lótus e um cântaro que jorra moedas de ouro, é a Deusa da riqueza, pureza, generosidade.

Lakshmi tem grande importância para as tradições hindus de um modo geral, principalmente no lar tradicional hinduísta, faz já que ela também faz parte das deidades domésticas, sendo reverenciada a cada sexta-feira no altar que todos os hindus possuem em sua casa dedicado aos negócios. Seu mantra está ligado ao esforço, sabedoria e pureza para que todos alcancem prosperidade espiritual e material com facilidade.

É o principal símbolo da potência feminina, sempre lembrada por sua eterna juventude e formosura. Ela também é representada sentada ou segurando uma flor de lótus e um cântaro que jorra moedas de ouro para aqueles que buscam prosperidade espiritual e corporal, além de fertilidade.

Seu nome também significa “boa sorte” para os hindus, além de “meta realizada”. Sua pele dourada é sinônimo da prosperidade que ela traz e da bem-aventurança sonhada por seus fiéis.

Com uma mão, Lakshmi está doando aos outros, por isso sua generosidade é infinita. Segundo seu mantra nunca se deve regozijar suas bênçãos ou ser avarento. O desapego é um passo muito importante para receber suas bênçãos e ser compadecido da necessidade alheia é obrigatoriedade para receber a salvação.

Suas demais mãos levantadas sempre carregam lótus cor-de-rosa (realidade, consciência e kharma), figuras que sugerem o amor e a compaixão pelos seus, ou estão em forma de bênçãos para proteger e guiar seus fiéis.

Seus quatro braços representam as quatro direções possíveis do espaço com sua onipotência, onipresença e onisciência. Ou seja, são símbolos da sua perfeição e liberdade.

Por fim, a simetria de seu corpo mostra o equilíbrio, a justiça e a paz que sua figura emana. Além de estar sentada sobre um gigante lótus de 100 pétalas, representante de sua pureza máxima e autocontrole sobre a criação.

Geralmente atribui-se a Lakshmi o símbolo da suástica, que representa vitória e sucesso.

Suástica

 

RITUAL

Você pode criar em sua casa um pequeno altar para adorar Lakshmi e pedir prosperidade e riqueza para sua vida. É só achar um cantinho ou uma mesinha vazia, cobri-la com uma toalha e colocar a imagem ou uma fotografia da Deusa. Coloque então uma vasilha com água pura, vela, incenso, moedas, frutas da época e flores. Coloque um som ambiental. Depois que o altar estiver pronto sente-se em uma cadeira ou na posição de lótus, entoe o mantra OM SHREEM MAHA LAKSHMIYEI NAMAHA e feche os olhos. Agora imagina-se flutuando em um rio em cima de uma flor de lótus vermelha gigante. Ao seu lado estará Lakshmi, linda em seu sari vermelho todo bordado de dourado. Converse com ela e diga que você lhe trouxe muitos presentes para serem trocados por sua abençoada sabedoria. Deixe que o fluxo de sua imaginação carregue você, escute as palavras da Deusa e aqueça-se com sua abundância.
Quando quiser voltar é só se despedir da Deusa, respirar três vezes profundamente e abrir os olhos.
Receba a Prosperidade que você pediu e merece!

 

Fonte: yogaflordavida, wemystic
Foto: yogaflordavida, simyoga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *