Pedras e Cristais

Obsidiana

ATRIBUTOS

A Obsidiana é lava derretida que resfriou com tanta rapidez que não teve tempo para cristalizar-se. Como resultado age muito rapidamente e com grande poder. As suas qualidades refletoras, capazes de desvendar a verdade, expõe falhas, fraquezas e bloqueios sem piedade, nada pode se ocultar dessa pedra. Ela nos aponta como podemos superar comportamentos destrutivos ou que nos privam de nossa força e nos auxilia a crescer e proporciona um apoio sólido enquanto fazemos isso.

Ela precisa ser manuseada com cuidado ou com uma orientação de um terapeuta, pois pode trazer à tona emoções negativas e verdades desagradáveis, muito conhecida como catarse (operação de trazer à consciência estados afetivos e lembranças no inconsciente, liberando o paciente de sintomas e neuroses associadas a este bloqueio) e com uma orientação qualificada, suas qualidades catárticas são extremamente preciosas. Ela propicia a cura profunda da alma.

A Obsidiana é extremamente protetora, que serve de escudo contra a negatividade. Ela proporciona um cordão de aterramento que vai do chakra da base até ao centro da terra, absorvendo as energias negativas do ambiente e nos fortalecendo em tempos de necessidades. É útil para pessoas extremamente sensíveis, bloqueia ataques psíquicos e elimina influências espirituais negativas.

É extremamente útil para os terapeutas e conselheiros, pois não somente ajuda em casos em que é difícil chegar ao ponto chave do problema, como também elimina as energias resultantes. A Obsidiana preta e a mahogany cor de mogno são as mais aconselháveis para este propósito, sendo a última mais a mais suave das duas.

Quando colocada embaixo do travesseiro ou da cama, a Obsidiana pode drenar o estresse e tensão mentais produzindo um efeito calmante, além de trazer à tona as razões deste estresse. Essas razões deverão ser confrontadas para que se possa ter paz. Essa pedra, portanto, resolve o problema permanentemente, em vez de produzir apenas um efeito paliativo. As formas mais suaves de Obsidiana, como a lágrima-de-apache ou o floco-de-neve, são as mais indicadas para este caso. Importante salientar que por absorver energias negativas é essencial limpar esta pedra sob água corrente sempre que for usada.

Do ponto de vista espiritual, a Obsidiana revitaliza o propósito da alma, elimina os bloqueios energéticos e alivia a tensão, integrando a sombra e restabelecendo a nossa integridade espiritual. Ela ancora o espírito no corpo e estimula o crescimento em todos os níveis, além de promover a exploração do desconhecido, abrindo novos horizontes.

Do ponto de vista mental, ela traz lucidez e elimina a confusão e crenças limitantes. Pode, no entanto, fazer isso trazendo à tona as causas por trás do estresse mental ou da indisposição. Expande a consciência, ajudando-nos a entrar no reino do desconhecido com mais confiança e desenvoltura.

Do ponto de vista psicológico nos ajuda a descobrir quem realmente somos. Deixa-nos cara a cara com a nossa sombra e nos ensina como integrá-la. Dissolve bloqueios emocionais e traumas antigos, dando profundidade e clareza às emoções. Ela também promove qualidades como compaixão e força pessoal.

CURA

A maior dádiva da Obsidiana é a visão que ela nos dá da causa da indisposição. Ela nos ajuda a digerir qualquer coisa que seja difícil de aceitar e facilita a digestão física. Desintoxica, desfaz bloqueios e tensões no corpo físico e nos corpos sutís, incluindo o endurecimento das artérias. Ela reduz a dor da artrite, problemas nas articulações, cólicas e lesões. Também é um elixir benéfico para choques. Alivia a dor, estanca hemorragias e favorece a circulação. Essa pedra aquece as extremidades. Pode ser usada para diminuir o tamanho da próstata.

POSIÇÃO

Coloque-a como for mais apropriado. Use-a em bolas de cristal ou espelhos para escriação*.

CORES ESPECÍFICAS

A Obsidiana Negra é uma pedra muito poderosa e criativa. Ela ancora as forças anímicas e espirituais no plano físico, colocando-as sob o comando da vontade consciente e tornando possível a manifestação de energias espirituais na Terra. O nosso autocontrole aumenta à medida que usamos essa pedra.

Ela nos força a olhar o nosso verdadeiro eu, ajudando-nos a mergulhar na nossa mente subconsciente, destacando fatores ocultos e trazendo à tona desequilíbrios e qualidades sombrias, para que sejam liberadas. Esse efeito de cura também abrange vidas passadas e pode influenciar a linhagem ancestral e familiar.

A Obsidiana Negra é protetora. Repele a negatividade e dispersa pensamentos cruéis. Facilita a libertação de amores antigos e dá apoio durante mudanças.

Usada em cerimônias xamânicas para eliminar distúrbios físicos, a Obsidiana Negra também tem o dom da profecia. Bolas de cristal feitas desse tipo de Obsidianas são poderosos instrumentos de meditação e escriação, mas só deve ser usada por aqueles que conseguem processar conscientemente o que veem e usar essa informação para o bem de todos. O Quartzo transparente ajuda a ancorar e articular o que é revelado.

*Escriação: forma de divinação em que o praticante fita uma superfície brilhante ou reluzente, para induzir o estado de transe em que cenas, pessoas, palavras ou imagens possam aparecer como parte de uma comunicação psíquica. A Bola de Cristal é o melhor exemplo de escriação.
Fonte: Dicionário de Magia e Esoterismo, Nevill Drury – Editora Pensamento.

Fotos: Tienda Esotérica Sucursal de Luz; Bianca Crystallized

Fonte: A Bíblia dos Cristais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *