Pedras e Cristais

Jaspe Zebra

A Jaspe Zebra é um cristal extremamente recomendado para concentração e meditação, já que ele é o responsável pelo aumento da admiração pelas alegrias da vida e atua juntamente com a transição para o plano espiritual. Ao meditar com este pedra magnífica em mãos (ou em contato com qualquer parte do corpo) aumentará significativamente a compaixão e compreensão por aqueles que estão ao seu redor, além de propiciar uma visão profunda para o seu interior. A Jaspe Zebra é uma pedra de ancoragem, possibilitando assim nos manter centrados com a terra durante trabalhos espirituais elevados.

 

Também é conhecida apenas por Pedra Zebra, e é considerada importante para o Primeiro Chakra (da Raiz, Muladhara) e o Quarto Chakra (o Cardíaco, Chakta ou Anahata). Ajuda na depressão e ansiedade.

Esta pedra é conhecida por ser uma grande ajuda a equilibrar a energia, para trabalho ou lazer e por ajudar o seu portador a ver ambos os lados de qualquer situação. A pedra Jaspe Zebra é uma pedra que nos ajuda a manter o contato com a Mãe Terra e com a energia infinita do amor universal. Por causa dessa conexão pode nos ajudar a perceber a realidade e a ver para além das ilusões o que a torna particularmente eficaz para proteger a nossa aura.

ATRIBUTOS

No plano físico a pedra Jaspe Zebra estimula a energia. É recomendada para a estamina, ossos, dentes, gengivas, resistência, osteoporose e cãibras. A pedra Jaspe Zebra movimenta e energiza quem a tem a ponto de ultrapassar a apatia e a transformar as ideias, planos e sonhos em ações. Estimula e nos dá coragem para tomar as rédeas de nossos problemas e nos dar a determinação para levarmos nossos projetos a bom porto, motiva-nos a sair da apatia e a entrar em ação. Ajuda-nos a evitar estados de dúvidas e análises de situações e dá-nos a coragem que nos permite apreciar a experiência de viver no momento presente.

A pedra de Jaspe é outro membro da família das Calcedônias que pode ser encontrado no mundo inteiro em diversos tons de cor e textura. Seu nome significa “pedra manchada ou salpicada” e é considerada a “mãe de todas as pedras”. Muitos especialistas em curas e litoterapia (combinação das palavras gregas Lithos significa pedra e terapia significa cura. A Litoterapia ou tratamento através das pedras) sugerem o uso do Jaspe em elixires (https://artemistica.net/pedras-e-cristais/elixires-de-pedras/), isso porque a ação deste cristal é demorada por causa de sua baixa e branda vibração energética, o que significa que suas energias não causarão nenhum tipo de “superestímulo” a nenhuma parte do corpo. De fato, esta pedra é considerada mais eficaz se usada por um longo período de tempo, pois ela trabalha lentamente. Qualquer benefício de Jaspe leva tempo para acontecer, por ele ser um trabalhador metódico e meticuloso, contudo o resultado total do seu uso em práticas de cura será a unificação de todos os aspectos de sua vida.

Com paciência, qualquer pessoa usando o Jaspe sentirá uma continuidade de espírito e de corpo que pode melhorar grandemente tanto no trabalho quanto no lazer. Além disso, cada cor do Jaspe tem qualidades específicas quando usada sozinha.

O Jaspe pode ser usado bruto ou lapidado, seu poder nos dá apoio durante períodos difíceis na vida trazendo tranquilidade, unifica todos os aspectos da nossa vida, tem propriedades curativas e lembra as pessoas de se ajudarem mutuamente. Os antigos gregos acreditavam que o Jaspe assegurava ao seu usuário harmonia interior e um matrimônio feliz. As mulheres acreditavam que o Jaspe as livrava das moléstias femininas e lhes proporcionava uma gravidez harmônica. Os antigos romanos usavam o Jaspe e acreditavam que ele afastava demônios e espíritos malignos.

CURA

Para o corpo físico, o Jaspe é uma pedra muito poderosa e pode estancar sangramentos. Ele harmoniza o sistema nervoso, melhora as moléstias do fígado, estômago e baço. A água fortalecida com Jaspe (elixir) tem efeitos regeneradores sobre o corpo. Em casos de gravidez, diminui náuseas e previne os frequentes vômitos, proporcionando às gestantes uma gravidez cheia de harmonia e amor ao nascituro.

Na mente humana o Jaspe tem poderes harmonizantes sobre as flutuações negativas do corpo. Ele funciona como um para-raios e nos livra dos influxos de outras pessoas, proporcionando um alto grau de harmonia interior, que se traduz em mais satisfação e compreensão no matrimônio, na amizade e no exercício da profissão. Na meditação, a penetração sobre o chacra impele as forças do Jaspe sobre a circulação sanguínea em todo nosso corpo. Com ele conseguimos uma fase de distensão e sentimos a nossa alma liberta de bloqueios e constrições.

O Jaspe tem sido usado desde a Antiguidade, sendo a 12ª pedra do peitoral do Grande Sacerdote judaico. Era considerado como uma pedra de proteção, tanto no plano físico como espiritual. Os egípcios gravavam em pedaços de Jaspe símbolos e imagens religiosas, bem como inscrições do Livro dos Mortos e acompanhavam as múmias na sua passagem para o Além. Amuletos e anéis de sinete eram esculpidos em Jaspe. A tradição atribui o nome do apóstolo Pedro à pedra de Jaspe, num paralelismo simbólico em que este representa a “rocha sobre a qual Cristo ergueu a sua Igreja”. Além disso, os nativos americanos e os europeus da Idade Média atribuíam ao Jaspe a capacidade de trazer chuva.

O Jaspe equilibra as energias yin e yang e isso ajuda os processos de cura, ao mesmo tempo em que traz um sentimento de paz e de tranquilidade.

Atribui-se ao Jaspe uma ação calmante e relaxante no plano mental e emocional, levando a pessoa a sentir-se tranquila mesmo em situações difíceis ou desafiadoras. Ajuda a curar traumas e perturbações emocionais, facilitando o processo de cura profunda a este nível. Esta pedra ajuda a auto cura e leva a encontrar um conforto emocional que gera um sentimento de bondade e de empatia com todos os seres. O Jaspe suaviza todos os processos mentais, sendo por isso uma boa pedra para os estudantes ansiosos na situação de exame ou de teste, pois faz superar os medos e ajuda a alcançar a tranquilidade necessária para pensar e resolver os problemas.

FICHA TÉCNICA DO JASPE ZEBRA

Chakra: Primeiro e Quarto

Elemento: Terra

Origem: Brasil, África do Sul, Índia, Austrália e Madagascar.

Signo: Gêmeos

Composição: óxido de sílica, dióxido com ferro, manganês, enxofre, traços de magnésio.

Efeitos esotéricos e psíquicos

Concentração, alegria, estimula a transição para o plano astral, compaixão, compreensão, energia sexual, proteção na maternidade, alta consciência de responsabilidade, liberdade, sono tranquilo, combate o vício do fumo e do álcool e cura.

Efeitos terapêuticos

Ossos, osteoporose, dentes, gengivas, cãibras, palpitações, sistema nervoso, bexiga, gravidez, fígado, estômago, baço, excesso de peso e acúmulo de gordura.

 

Fonte: Blog H. Cristais

Fotos: Talismã de Cristal, Gemas e Cristais,  Helena Cristais, Pike Speak Rock

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *